Há uma grande preocupação com o excesso de peso corporal, pois além das questões estéticas, o excesso de peso pode provocar problemas cardiovasculares, alterações anatômicas e desequilíbrio hormonal. á uma grande preocupação com o excesso de peso corporal, pois além das questões estéticas, o excesso de peso pode provocar problemas cardiovasculares, alterações anatômicas e desequilíbrio hormonal.
Mas o que é a gordura corporal ?
Em uma explicação simplista, nosso corpo precisa de energia o tempo todo para vários processos metabólicos (atividade muscular, digestão, respiração, funções cerebrais, crescimento dos cabelos, etc.) e as calorias presentes na comida que você ingere, após a digestão, são transformadas em energia ou calor. Porém quando ingerimos mais calorias do que o corpo necessita, este excedente é guardado nas células de gordura (ou células adiposas), como uma forma de “energia potencial” para ser utilizada quando precisar.
Como ocorre a utilização desta gordura localizada ?
Em repouso, a demanda por energia é menor do que quando fazemos exercícios. Para nosso corpo ter uma necessidade maior de energia, precisamos expô-lo a uma atividade constante e de intensidade moderada, ou seja, exercícios aeróbicos (caminhar, correr, nadar, andar de bike, etc.). Já o exercício de alta intensidade (exercícios de força, corridas de velocidade, saltos, arremesso de peso, etc.) promove uma queima calórica pós-treino significativa, mas durante a atividade ele não consome o conteúdo da célula adiposa.
Apesar dos exercícios aeróbicos serem mais indicados para a queima de gordura, fortalecer a musculatura também é importante para emagrecer, pois quanto mais massa muscular você tiver, mais o corpo vai necessitar de energia para seu metabolismo no dia a dia. E assim, o corpo vai necessitar
Como a pessoa emagrece ?
O emagrecimento funciona seguindo uma equação simples, mas complexa de se executar. O principal fator para o emagrecimento é o déficit (carência) calórico, o que ocorre com o seu corpo quando você ingeriu, ao longo do dia, menos calorias do que foram gastas. Porém para um emagrecimento saudável e duradouro, nós não precisamos comer pouco, precisamos comer certo.
Além disso, existem outras variáveis, o gasto energético varia de pessoa para pessoa, há as diferenças hormonais, horas de sono e até a ingestão de água.
Tente, é possível !
Resumindo, emagrecer é uma questão de criar hábitos com relação a melhora da alimentação e hidratação, qualidade do sono, atenção ao estresse, e se exercitar.
Perder peso pode não ser muito fácil, mas, não se trata de uma tarefa impossível. É necessário apenas uma boa orientação e força de vontade. Se você aliar estes dois fatores e tiver paciência, conseguirá atingir seus objetivos. Não desista de tentar melhorar a sua qualidade de vida !
Fonte: responsável técnico Empresa SER