• ser@empresaser.com.br
  • Fone: (51) 3273.6001 | (51) 99977.1714

Organização Mundial da Saúde alerta que 80% da população já teve ou terá dor na coluna

shutterstock-1

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, divulgada no ano passado pelo IBGE, 21,6% das pessoas maiores de 18 anos (cerca de 34,3 milhões), apresentaram problemas de coluna.

Vamos entender um pouco mais sobre isso ?

A coluna vertebral é um importante eixo de sustentação e mobilidade de nosso corpo, também tem como função proteger a medula espinhal (feixe de neurônios que parte do cérebro até a região lombar), a qual proporciona uma comunicação do cérebro com o resto do corpo, coordenando as atividades musculares e reflexos, bem como, levando ao cérebro informações dos múltiplos receptores sensitivos espalhados pelo nosso corpo, para que ele ajuste nosso comportamento em respostas a estes estímulos ambientais.

A coluna vertebral é basicamente uma estrutura composta por 33 ossos sobrepostos denominados de vértebras, sendo divididos em regiões (7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas). As 5 vértebras do sacro e as quatro do cóccix são fundidas entre si, já as demais vértebras são intercaladas por 23 discos intervertebrais (estruturas que funcionam como amortecedores e evitam o impacto e atrito entre as vértebras).

O que ocasiona as dores na coluna ?

As causas são variadas como sobrepeso, gravidez, osteoporose, sedentarismo, colchões inadequados, porém as mais comuns são as más posturas nas atividades cotidianas. Sentar de qualquer jeito para trabalhar, assistir à televisão, dirigir ou dormir em posição incorreta, falta de adequação ergonômica do ambiente de casa ou de trabalho, tempo excessivo em frente às telas, postura inadequada para pegar e carregar objetos pesados, passar muito tempo em uma mesma postura, entre outras.

Algumas dicas para prevenção

– Cuide da sua postura;
– Procure manter uma posição correta durante as atividades do dia a dia;
– Escolha um colchão adequado ao seu peso;
– Evite ficar muito tempo em uma única posição;
– Faça uma adequação ergonômica no ambiente de trabalho e em casa também;
– Evite o sedentarismo e o sobre peso;
– Pratique atividades físicas.

Fonte: Coordenação técnica Empresa SER.