• ser@empresaser.com.br
  • Fone: (51) 3273.6001 | (51) 99977.1714

Síndrome de Burnout: a síndrome do esgotamento profissional

N2-Depressao

Exaustão física e mental, irritabilidade e comportamento agressivo, sintomas depressivos, baixa autoestima, sentimento constante de fracasso são alguns dos sintomas do que hoje chamamos Síndrome de Burnout.

Só no Brasil, em média, 30% de trabalhadores e trabalhadoras sofrem com essa síndrome, que está diretamente relacionada com a alta cobrança e exigência profissional, com uma insistente busca por desempenho, condições de trabalho prejudiciais ou momentos de crise econômica, quando aumenta o medo da demissão.

O tratamento para a Síndrome de Burnout é bastante particular, pois é sempre importante entender o contexto e repercussão em cada pessoa para traçar um plano de tratamento e possíveis mudanças no estilo de vida que contemplem o indivíduo, alivie o sofrimento e promova a prevenção dos sintomas.

Para além do tratamento individual, outras ferramentas importantes que auxiliam para aliviar os sintomas é um tempo de qualidade para o descanso e relaxamento e investir em atividades de lazer e de engajamento. A mente precisa estar descansada para funcionar bem! Isso não significa deixar as tarefas profissionais de lado, mas, sim, buscar um equilíbrio saudável entre trabalho, vida pessoal e lazer, ajudando a preservar a saúde mental.

A prática Mindfulness tem como um dos pilares o autocuidado e a auto percepção, promovendo uma maior consciência em relação às próprias necessidades em relação ao ambiente. Diminui o automatismo com que se vive o dia a dia e ajuda a responder diariamente: o que eu preciso para me cuidar melhor agora? Dessa forma, auxilia no manejo do estresse e da ansiedade, promove maior regulação emocional e melhor capacidade de escolha em relação ao estilo e qualidade de vida que se quer.