São medições com o objetivo promover o conhecimento de indicadores corporais da saúde de cada colaborador para identificar possíveis fatores de risco para saúde, ou para orientar prática adequada de atividades físicas.
IMC – ÍNDICE DE MASSA CORPORAL
O IMC é um índice de referência internacional, adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), resultante de um cálculo baseado na proporção entre o peso e a altura, que serve para avaliar como a pessoa se encontra em relação ao seu peso ideal.
Esta informação se faz importante uma vez que estar acima ou abaixo do peso ideal pode influenciar negativamente na saúde da pessoa aumentando o risco de doenças como desnutrição (abaixo do peso ideal), ou problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, AVC ou infarto (acima do peso ideal).
Trata-se de um método fácil e rápido baseado apenas no peso e altura, não mede o estado nutricional, nem o percentual de gordura de cada indivíduo, assim o índice pode ser mais elevado em pessoas tenham muita massa magra.
AVALIAÇÃO EM BALANÇA DE BIOIMPEDÂNCIA
A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura. A Balança de Bioimpedância realiza sua avaliação por meio de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência que passa pelo corpo do indivíduo e de acordo com sexo, idade, altura e intensidade da atividade da física, que são dados informados na balança.
O conhecimento do percentual de gordura corporal se faz importante uma vez que estar acima ou abaixo do peso ideal pode influenciar negativamente na saúde da pessoa aumentando o risco de doenças como desnutrição (abaixo do peso ideal), ou problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, AVC ou infarto (acima do peso ideal).
RCQ – RELAÇÃO CINTURA-QUADRIL
Pesquisas alertam para as dimensões de circunferência abdominal, cujo acúmulo e má distribuição de gordura nessa região podem ser prejudiciais à saúde. A maior preocupação é com a gordura visceral, que fica na área subcutânea do abdome, e que pode comprometer o bom funcionamento dos órgãos como: o fígado, o pâncreas, os rins e o intestino. Essa gordura contribui para o aumento na taxa de triglicérides e de LDL (o colesterol ruim), criando um desequilíbrio lipídico, o que pode elevar a pressão arterial e desenvolver diabetes, além de contribuir para o risco de infarto do miocárdio e de um acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, nas mulheres há o risco de desenvolver câncer nas mamas, no útero e no cólon.
A relação cintura quadril (RCQ) é uma forma bastante comum de estimar e perceber a distribuição da gordura dos segmentos superiores em relação aos segmentos inferiores e foi desenvolvida para prognosticar o risco destes tipos de doenças crônicas.
PRESSÃO ARTERIAL / FREQUÊNCIA CARDÍACA
A aferição da pressão arterial permite identificar fatores de risco associados à hipertensão arterial (doenças cardiovasculares entre outras complicações), caracteriza-se como uma das causas de maior redução da qualidade e expectativa de vida dos indivíduos.
TAXA DE GLICEMIA
O exame de glicemia, ou teste de glicose, é um procedimento que mede a quantidade de açúcar no sangue, que pode ajudar a diagnosticar diabetes. A medida ocorre por meio de uma pequena quantidade de sangue retirada da ponta do dedo e analisada pelo glicosímetro.